Nomes esquisitos, né? Mas, vou simplificar.
A dor neuropática (que afeta o sistema nervoso central) é uma dor crônica resultante de uma lesão ou de doenças neurológicas. Ela afeta o sistema somatossensorial (sistema de neurônios sensoriais do nosso sistema nervoso central). Por exemplo: dor ocasionada pelo herpes zoster.
Mas, a maioria das dores é nociceptiva (inflamatória), ou seja, diretamente relacionada com a via dolorosa e a lesão dos tecidos ósseos, musculares ou ligamentares. Quando há uma lesão, os receptores da dor são estimulados e você sente dor. Por exemplo: a dor que surge depois de uma cirurgia, de uma queimadura, de uma contusão...
Algumas são mais fáceis de identificar, outras; mais difíceis. Veja mais um exemplo: uma dor na perna relacionada à região lombar nem sempre está relacionada à uma lesão ou à uma doença do sistema nervoso periférico, ou seja, pode ser uma dor nociceptiva. Mas, por que saber sobre o tipo de dor é importante? É fundamental para nós (fisioterapeutas, médicos e outros profissionais da saúde) entendermos e compreendermos os mecanismos de dor e a sua origem para definir o tratamento correto de cada paciente, seja ele fármaco ou fisioterápico.
Comments